terça-feira, 26 de abril de 2011

Emoções abaixo de chuva!

Na tarde deste sábado, 23 de abril, foi disputada a abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance, que leva o nome de Copa das Federações de Endurance. A etapa realizada em Guaporé. Rio Grande do Sul, marcou a reinauguração do Autódromo de Guaporé, que foi reformado e teve um nova camada de asfalto aplicada no seu traçado

As fortes chuvas que caíram por toda a madrugada e manhã deste sábado, deixaram os pilotos apreensivos para a corrida de três horas de duração. Depois de uma cerimônia com autoridades, foi dada a largada para a corrida. Neste momento a chuva deu uma trégua e a pista estava úmida. A equipe Via Italia, com Chico Longo e Daniel Serra, que marcou a pole position, preferiu partir com pneus para pista molhada. E a estratégia deu certo. Com a Ferrari F430 GT2, o time conquistou mais uma vitória na competição na qual é bicampeã. Hilton Lellis, Diretor Técnico da Via Italia, comentou a corrida. “A chuva e as condições de pista deram uma emoção extra na prova. O inicio foi muito difícil e chegamos a perder a liderança. Depois que a pista secou completamente o Longo conseguiu várias voltas rápidas e passou o carro para o Daniel em condições de buscar a liderança. O Daniel fez um ótimo trabalho e na última troca de pneus e abastecimento o Longo assumiu para vencer. Um ótimo trabalho dos pilotos na pista e da equipe na troca de pneus e abastecimento”, comentou Lellis.

Largando na pole position a equipe Via Italia decidiu não arriscar e partiu com pneus para pista molhada. Decisão acertada, porque os carros que optaram por pneus slick (pista seca) sofreram muito no inicio. Ainda nas voltas iniciais, Longo – que largou – escapou na entrada da reta e foi superado por Lucas Molo, de Ferrari 360. Depois de algumas voltas, Longo veio para o boxe colocar pneus slick. Mas, no final da reta, o piloto deu uma escapada e foi parar na área de escape. Sem nenhuma avaria na Ferrari, o piloto voltou para a pista e conseguiu fazer várias voltas rápidas, entregando o carro a Daniel Serra na 5ª colocação. “No inicio estava muito difícil. O asfalto molhado e escorregadio. Quando tive que colocar pneus slick porque os de chuva estavam muito gastos, escapei no fim da reta e perdi algumas posições. Mas consegui manter um bom ritmo depois e o Daniel assumiu a ponta para nós novamente”, comentou Longo.

Serra pegou o carro na 5ª colocação e virando voltas 2,5 a 3s mais rápidas que os adversários, ele logo veio recuperando posições. Quando o Protótipo Tubarão parou para abastecer, Serrinha já estava pronto para ultrapassa-lo e assumiu a liderança. Nos 20 minutos finais, a equipe Via Italia fez a sua ultima parada para abastecer e trocar de pneus e pilotos. Longo assumiu e com voltas extremamente rápidas manteve a vantagem e cruzou a linha de chegada depois de 3h1min08s316. Serrinha comentou o resultado. “O clima deixou a corrida mais equilibrada. Os protótipos gaúchos e a Ferrari do Molo valorizaram muito a nossa vitória. Gostamos muito de competir em corridas Endurance. A Ferrari F430 GT2 é um carro excepcional. O trabalho da equipe, na estratégia e nos pitstops também foi excelente”, disse o piloto.

A próxima etapa acontece no dia 10 de julho nos 500 KM de Brasília, Distrito Federal

Resultado das 3 horas de Guaporé:


1) Chico Longo/Daniel Serra – Ferrari F430 GT2 – Classe I – 3h01min08s316
2) Geciel de Andrade/Bruno Justo – Protótipo MC Tubarão – Classe I – a 6 voltas;
3) José Ribeiro/Nilson Cintra – Protótipo MXR – Classe II – a 9 voltas;
4) Anderson Toso/Vitor Mezzomo/Vilson Júnior – Ford Fusion – Classe III – a 11 voltas;
5) Henry Visconde/Ricardo Landi - BMW M3 GTR – Classe III – a 14 voltas;
6) Fernando Poeta/Alexandre Silveira/Carlos Steyer – Ferrari 430 - Classe I – a 14 voltas;
7) Pierre Ventura/Gustavo Martins/Felipe Toledo – Protótipo MRX – Classe I – a 23 voltas;
8) Fabiano Baretta/Márcio Martins - Gol – Classe IV – a 24 voltas;
9) Marcelo Botizzo/Francisco Rossi - Spyder VW – Classe II – a 24 voltas;
10) Cristiano de Almeida/Rafael Biancini – Fiat Línea – Classe III – a 25 voltas;
11) Felipe Roso/Vinicius Roso/Cláudio Ricci – Maserati – Classe II – a 27 voltas;
12) Airton Diehl/Isadora Diehl/Roberto Trenttin - Gol – Classe IV – a 28 voltas;
13) Lucas Molo/Anderson Faria - Ferrari 360 GT2 – Classe III – a 49 voltas;
14) Cali Crestani - Tornado-Suzuki – Classe II – a 54 voltas;
15) Edson Postal – Classe II – a 56 voltas;
16) Luciano Mottin/Cláudio Ricci – Protótipo CR VW – Classe I – a 64 voltas;
17) Délcio Dorneles Neto/Marcelo Dorneles/Renato Dorneles - VW Voyage- Classe IV – a 109 voltas
18) Carlos Belleza/Pedro Ávila - Chevrolet Corsa – Classe IV – a 112 voltas;
19) João Carlos de Andrade/Geciel de Andrade – Audi A3 – Classe III – a 114 voltas;
20) Gustavo Frey/George Frey/Sérgio Cardoso - Dallara-Opel – Classe II – a 123 voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário