terça-feira, 14 de dezembro de 2010

As 12 Horas da Reflexão

Um final de semana cheio de grandes emoções na mais tradicional prova do automobilismo gaúcho, as 12 Horas de Tarumã.
Depois de alguns sustos na sexta-feira com uma batida do piloto Rafael no laço e depois de um vendaval passar por Tarumã, sábado nasceu com um tempo fechado, mas nada impediu de que tudo fosse realizado normalmente. 
Em seu novo formato, a preparação para a corrida começou muito cedo, melhor para os pilotos e equipes que tiveram tempo para descançar para a longa corrida.
Largamos na 16ª colocação, no meio do grid, o qual contava com apenas 25 carros, Ike assumiu a responsabilidade de largar com o grid na formação Le Mans, ele fez uma boa largada, mas como 12 horas é uma corrida que pouco se disputa posições na pista, tivemos que manter um ritmo forte, para que voltas não fossem perdidas.
Já na 5ª volta Ike fez a melhor tempo de toda as nossa corrida, com o tempo de 1:18:3, mas logo começaram as entradas do Safety Car, a qual no final da corrida somaram-se mais de 20 entradas.
Após uma hora e meia no voltante Ike passa o posto para Henrique Ross, o qual consegui manter as colocações na prova e se mostrou muito competitivo, mesmo treinando pouco com o carro.
Rafael Biancini assumiu o volante depois de 170 voltas, já estamos em 2º na Cat. IV, mas tivemos uma penalização e caimos para 3º, onde depois uma hora acelerando, Ike voltou para a pista, o qual manteve as posições na Cat. mas superando na geral, subindo para a 6º colocação.
Quase 100 voltas depois, Ross entrou para fazer mais um pouco pela equipe. Lutou contra nosso forte oponente o Gol #53, o qual estava na nossa frente na categoria e também na geral, mereciam ter completado a corrida, mas após 380 abandonaram a prova com problemas no carro.
Com poucas horas restando, cálculos e mais cálculos eram feitos, para que os pilotos tivessem condições de andar e também de quanto tempo hábil tinhamos. 
Faltando apenas 2 horas para o fim da corrida, Rafael Biancini fez com que assumimos a 5ª posição no grid e por lá ficamos. A diferença entre nosso Gol #22 e o 4º colocado no grid o Volvo #15 era grande, 25 voltas nos distanciavam, então a única solução era de nos manter na corrida.
Então para completar a corrida Ike entrou e guiou o carro até a bandeirada final, onde completamos em 5º lugar na geral e 2º na Cat. Turismo IV, as 12 horas de Tarumã, com 458 voltas, emoção no coração e muita alegria por mais um bandeirada das 12 horas.
Queremos também parabenizar a equipe do Carlinhos a qual conquistou com muito mérito duas categorias nas 12 Horas e o 1º lugar na geral. 
Parabenizamos também o novo formato da corrida, onde grande parte do público elogiou, pois pode ver mais e melhor cada volta dada. E quanto para os pilotos e equipe, nós e grande parte sairam safisfeitos.
Além disso, queremos que todos reflitam quando ao grid e aos custos desta corrida, pois sinceramente, mesmo com os avanços tecnológicos, temos que ser realistas quanto a custos dos novos equipamentos.
É inviável competir com carros e equipamentos que são importados, os quais são de alto custo e de dífícil acesso, tanto para os protótipos, quanto para os carros de turismo.
Grande parte do grid foi formado de pilotos do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos, os quais já vem etapa por etapa preparando com o máximo possível de esforço e tecnologia seus carros para essa grande corrida. Mas infelizmente é impossível competir com tanta tecnologia. 
Não queremos dizer que não temos capacidade de competir nas 12 Horas e muito menos desmeresser a vitória dos importados, mas alguma coisa quanto ao regulamento deve ser feita quanto a isso.
Que todos reflitam quanto a isso, pois vice-campeão é muito bom para quem nunca ganhou nada!







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